Blog do Gui

Conhea Jorge Amado

02/02/2013 s 00h50m

Verso para impresso
Enviar por e-mail
Jorge Amado foi um escritor baiano conhecido mundialmente por suas  obras como "Mar Morto", " Tenda dos Milagres", "Gabriela,Cravo e Canela", e "Dona Flor e seus dois maridos", nasceu em 1912, em uma fazenda de cacau no municpio de Itabuna, no interior da Bahia.

Participou ativamente da vida poltica do Brasil e de sua poca. Militante do Partido Comunista, elegeu-se, em 1945, deputado federal, tendo seu mandato suspenso quando o partido foi considerado ilegal. Obrigado a exilar-se em vrios pases, viveu na Argentina, Frana e na ento Tchecoslovquia. Conheceu personalidades polticas do mundo todo. 

Em 1933, casou-se com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lil. Sua segunda esposa foi a escritora Zlia Gattai, a quem ele considerava uma tima conversadora e contadora de histrias. Zlia autora, entre outras obras, de "Anarquistas, graas a Deus".

A Forma de Jorge Amado escrever suas histrias fez dele um dos escritores mais lidos do Brasil. Em seus livros ele retrata a realidade e os sonhos de pescadores, trabalhadores rurais, meninos de rua, bomios, malandros e outros tantos personagens brasileiros tpicos.

Alm de romances ele escreveu: contos, poesias, biografias, peas de teatro e histrias infantis. Ele o autor brasileiro que mais teve obras adaptadas para a televiso e, seus livros j foram traduzidos para mais de quarenta idiomas.

Jorge Amado morreu perto de completar 89 anos, em Salvador e, ainda para ns um dos maiores escritores de todos os tempos.

Foto: http://newsitacare.blogspot.com.br/

Tags relacionadas: Jorge Amado, blog do gui



Notícias de Muriaé Notcias Esportes Entretenimento
Rua Alexandre Barroca, n 330, Bairro So Francisco, Muria-MG, CEP 36880-000

Todos os direitos reservados a Notícias de Muriaé

As informações de site são constantemente atualziadas pela Equipe da Notcias de Muria. Ressaltamos que o Notícias de Muriaé reserva-se ao direito de alterar qualquer informação do site, valores e demais informações, sem aviso prévio.